terça-feira, fevereiro 17, 2009

APELO

Tenho uma cliente que tem uma amiga com um filhote de 7 meses no IPO de Lisboa com leucemia desde as 6 semanas de vida.
Este bébé já fez uma série de tratamentos mas as coisas não estão a correr muito bem e neste momento apenas um transplante de medula o pode salvar. O tempo começa a escassear e Abril é neste momento a data limite, segundo a previsão dos médicos.

Não imagino o sofrimento que deve ser. Arrepio-me só de pensar.

Este meu apelo vem no sentido de fazer com que o máximo de pessoas faça parte da base de dados dos dadores de medula óssea. Quem sabe se um de nós pode ajudar a salvar esta vida? Eu já o fiz e trata-se de uma simples recolha de sangue.

Espero que seja sensível a esta situação, que seja solidário e que participe.

A esperança é a ultima a desaparecer e não podia ficar indiferente.

Obrigada a todos.
Alice Alves

Aqui ficam algumas informações que recolhi:

"Podem ser dadores todas as pessoas saudáveis, com peso superior a 50 kg e com idades entre os 18 e os 45 anos."

"Necessita de preencher um inquérito médico e depois deste ser avaliado faz-se uma pequena recolha de sangue para apurar as caracteristicas genéticas do dador, assim como a presença de doenças transmissíveis. O dador fica inscrito na base de Dados Mundial até aos 55 anos, aguardando o aparecimento de algum doente compatível que necessite de transplante."

"No caso de ser compatível o dador pode optar por dois processos de colheita disponíveis:

CITAFERÉSE: colhem-se células a partir de sangue retirado de uma veia, passando este por uma máquina que retira apenas as células pretendidas, voltado o resto do sangue para a corrente sanguínea.

PUNÇÃO: Retiram-se as células do "tutano" do osso da bacia por picada. Requer anestesia e por isso um pequeno internamento de 24 horas"

"A medula óssea é um tecido macio e esponjoso que se encontra no interior do osso. É a "fábrica do sangue". É aqui que são produzidas as células que se irão desenvolver e transformar em células maduras. A medula é um tecido renovável e por isso é possível doar a medula óssea mais do que uma vez."

"Encontrar um dador é uma tarefa muito difícil, pois todos somos geneticamente diferentes." Por isso é tão importante a participação de todos.

Informação recolhida do folheto informativo do
Centro de Histocompatibilidade do Norte.
Tel. 22. 557 34 70
Fax 22. 550 11 01

www.chnorte.min-saude.pt (ZONA NORTE)
www.uc.pt/histocentro (ZONA CENTRO)
www.chsul.pt (ZONA SUL)

Sem comentários: