Desculpem mas só agora consegui aceder a esta informação.
Aos interessados em tornarem-se dadores:
PORTO
Hospital São João, ao lado das consultas externas (que são na parte de trás do Hospital), estão abertos de 2ª a 6ª das 9:00 ás 17:30, sem fecharem à hora de almoço.
No Porto e em Lisboa não é necessário o preenchimento prévio do inquérito preliminar, referido no texto abaixo pelo pai do Rodrigo, basta chegar lá, preencher e fazer a colheita. Digo eu, que convém sempre mencionar que pretendem ajudar este caso especifico da Madeira, mesmo que depois entre para a base de dados geral.
Soube entretanto que em Portugal não fazem a recolha da medula através da Punção, que é o que mais assusta as pessoas.
Na prática doar medula é quase como doar sangue.
Seguem 2 links, um de uma reportagem que o Expresso fez e outra do blog de um amigo do pai do pequeno Rodrigo.
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/495245
Abaixo segue tb um texto do pai do Rodrigo que também explica como devem proceder as pessoas que queiram ajudar.
Super obrigada. Vamos ter esperança que tudo acabe bem.
O tempo escasseia e temos de divulgar o máximo que pudermos.
Obrigada a todos os que já se disponibilizaram para ajudar através do meu apelo.
Alice
O RODRIGO SOFRE DE LEUCEMIA E PRECISA DE UM DADOR
O Rodrigo tem 6 meses, e tem uma Leucemia Linfoblástica Aguda diagnosticada às 6 semanas no Centro Hospitalar do Funchal, precisando agora de encontrar um dador de medula compatível com a máxima urgência, para um possível transplante. Para quem quiser ajudar basta que tenha entre os 18 e 45 anos, saúde, e nunca ter recebido uma transfusão de sangue. Devem aceder ao site do Centro de Histocompatibilidade do Sul http://www.chsul.pt/, fazer a impressão do Inquérito preliminar, e proceder ao envio por correio/mail para:
CEDACE
Centro de Histocompatibilidade do Sul
Hospital Pulido Valente, Alameda das Linhas de Torres, 117
1769-001 LISBOA
Telefone: 217504100 (para qualquer dúvida)
Após recepção e análise do inquérito por parte do CEDACE serão contactados para marcar a colheita de sangue. São 20ml que podem salvar uma vida. Os amigos do Norte farão a colheita no Centro de Histocmpatibilidade do Norte, no Hospital São joão. Com base no tratamento genético da amostra o potencial dador será incluído numa base de dados internacional. Em caso de compatibilidade será contactado para proceder a mais alguns exames. Não existe qualquer risco para a saúde do dador. Arrisca-se apenas a salvar uma vida. Hoje é o Rodrigo, e os muitos "Rodrigos" espalhados pelo mundo que precisam de um dador. Amanhã quem sabe. Não deixem por favor de se inscrever como dadores de medula.
Muito Obrigado
Os Pais do Rodrigo
Pedro e Orvídia
NOTA 1 : O Inquérito Preliminar é tambem disponibilizado em anexo ao texto.
NOTA 2: Quem enviar directamente para o CEDACE deve fazer a seguinte referência na folha de rosto "Dadores da Madeira". Enviar para a morada fornecida em cima.
NOTA 3: Passem por favor o mail pelos vossos amigos/contactos. Peçam-lhes para também preencher os inquéritos. Fico-vos muito agradecido."
e o sitehttp://futebolar.portugalmail.
Sem comentários:
Enviar um comentário